Truck Tracker: frotistas e concessionários traçam panorama para caminhões / Power Systems Research

Pesquisa da Power Systems Research mostra que empresas já pensam em investir em novos veículos

Ainda que a situação do mercado de caminhões não inspire nenhum otimismo, há sinais de que o patamar de vendas pode começar a subir em breve. Esta é a conclusão da pesquisa Truck Tracker, feita em março de 2017 com concessionários do segmento e frotistas que têm de 20 a 2,9 mil veículos.

Uma das grandes conclusões do levantamento é que a ociosidade da frota já não é mais tão elevada. Dos entrevistados, 42% declararam que a ociosidade de seus caminhões é de até 5%. Parcela de 21% respondeu que este índice gira entre 10% e 15% e apenas 8% dos participantes registram mais de 20% de ociosidade em sua frota de veículos. “O índice real é bem inferior aos comentários que chegamos a escutar no mercado, que apontavam para empresas com entre 40% a 60% da frota parada”, destaca Fabio Ferraresi, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria no Brasil.

Foi a primeira vez que a Power Systems Research fez o estudo no Brasil. Até então o levantamento focava apenas no mercado dos Estados Unidos.
Tradicionalmente a pesquisa é feita no primeiro e no terceiro trimestre de cada ano, frequência que deve se repetir no estudo realizado no Brasil. A partir do ano que vem o levantamento chegará a outros países e mercados da América do Sul. Clique abaixo para fazer o download do levantamento.

Conteúdo relacionado:

– Ociosidade da frota de caminhões é menor do que parece

Clique aqui e faça o download do PDF