A IHS Markit reduziu sua projeção de vendas de veículos leves no mercado brasileiro este ano para 2,66 milhões de unidades, número ligeiramente inferior aos 2,72 milhões previstos um mês antes. Para 2020 a projeção também foi revisada para baixo, de 2,8 milhões para 2,7 milhões.
O índice SAAR (Seasonally Adjusted Annual Rate) da IHS Markit, que calcula o volume anualizado de vendas de veículos leves no Brasil com base no resultado dessazonalizado mensal, em agosto ficou no mesmo nível de julho, apontando para 2,59 milhões de unidades vendidas. A consultoria reajusta este número a cada mês suavizando as variações sazonais para cima ou para baixo, para projetar resultado anual mais realista.
Para a Argentina foi mantida a projeção de 451,6 mil veículos leves vendidos este ano, mas a IHS Markit trocou o sinal da projeção para 2020, estimando agora novo tombo de 10%, para 405,5 mil unidades – a previsão anterior era de ligeira expansão do mercado, para 455 mil veículos.
No levantamento publicado mensalmente por Automotive Business, a IHS Markit também divulga as perspectivas de produção de veículos leves no Brasil e na Argentina em 2019 e 2020, bem como as projeções de indicadores econômicos relevantes para o Brasil, incluindo variação do PIB, inflação, juros (taxa Selic), câmbio e cotação do barril de petróleo.
Preencha o cadastro e baixe o arquivo.