As restrições trazidas pela pandemia de coronavírus continuam afetando severamente as vendas e produção dos fabricantes de veículos no Brasil e na Argentina, mas as projeções da IHS Markit seguem parecidas com as divulgadas em abril e maio.
Ao contrário da associação brasileira de fabricantes, a Anfavea, que no início de junho divulgou previsão de queda de 40% do mercado brasileiro de veículos, que assim fecharia 2020 com apenas 1,6 milhão de automóveis e comerciais leves vendidos, a consultoria continua a estimar retração de 30%, para 1,86 milhão de unidades emplacadas este ano. Para a IHS Markit a produção deverá seguir o mesmo ritmo, com recuo de quase 33%, para 1,88 milhão de veículos leves produzidos.
Para 2021 a consultoria também não mudou suas projeções: estima a venda de 2,29 milhões de veículos de passageiros e utilitários leves, o que representará alta de 23% ante o resultado estimado de 2020. A produção é projetada em 2,44 milhões, crescimento projetado de quase 30%.
Para o mercado argentino, depois de piorar suas expectativas em maio, a IHS Markit revisou um pouco para cima suas projeções de vendas, voltando ao que estimava em abril. Mas os números são bastante baixos: as vendas atingiriam 260,5 mil veículos leves em 2020 inteiro, em queda de 41,4% sobre 2019, e para 2021 a estimativa é de 285,6 mil, em expansão de 9,6%.
Para a produção argentina não é esperado nada muito melhor: 252,4 mil carros e comerciais leves este ano, em retração de 23,5% ante 2019, e para 2021 a projeção é de 353 mil unidades, em alta de quase 40%, lastreada na esperada recuperação do mercado brasileiro, principal comprador de automóveis argentinos.
O índice SAAR (Seasonally Adjusted Annual Rate) da IHS Markit, que calcula o volume anualizado de vendas de veículos leves no Brasil com base no resultado dessazonalizado mensal, apontava a tendência de recuperação das vendas no mercado brasileiro. Enquanto em abril a fraca força das vendas apontava para apenas 676 mil veículos leves vendidos eem 2020, em maio o SAAR subiu para 778 mil, indicando que deve ultrapassar 1,2 milhão este mês e seguir crescendo até o fim do ano.
No levantamento publicado mensalmente por Automotive Business, a IHS Markit também divulga as projeções de indicadores econômicos relevantes para o Brasil, incluindo PIB, inflação, juros (taxa Selic), câmbio e cotação do barril de petróleo.
Preencha o cadastro e baixe o arquivo